top of page

Usando a Frequencia Cardíaca como fator de controle do treino


Geralmente quando iniciamos no exercício físico temos alguns fatores que influenciam para mais ou para menos o nosso resultado, entre eles estão a idade, o nível de condicionamento físico, o tipo de esporte e a frequencia cardíaca maxima ou mesmo a submáxima.

mas apenas isso não garante o resultado esportivo, para que tenhamos um melhor aproveitamento dos índices do coração que obtemos em testes cardiovasculares é necessário que se conheça :

  1. A sua Frequencia cardíaca máxima (FCMax) obtida por teste de esteira ou de pista (feito por cardiologista), deve ser o 1º teste realmente feito por qualquer atleta, seja de corrida, ciclismo, triatlon , mtb ou caminhada.

  2. O seu VO2 Máximo - O vo2Max é um dos principais fatores de treinabilidade e controle do treino nos esportes, ele é encontrado nos testes de esforço (TE) feito pelo cardiologista, seu resultado mostra seu o indivíduo tem ou não tem a capacidade de iniciar ou se manter em treinamento.

  3. A Fração do seu VO2máx que está sendo utilizada naquele treino, isso é obtido quando multiplicamos por percentuais fixos os valores de VO2máx e encontramos o Vo2 de treino .

Exemplo: se seu Vo2máx é de 55ml/kg min-1, e voce corre com 70% da FCM e 75% do vo2máx, voce estará utilizando apenas 41,25 ml/kg min-1, o que provavelmente será acima de 10 km/h com certa facilidade.

Assim a Frequencia cardíaca de treino será de 70% a 80% da sua FCMax nessa mesma velocidade.

Saber essas informações será importante para seu treinador, pois a partir disso ele montará com qualidade seu programa de treino, sem forçar demais e nem de menos.

Mas o entendimento que a Frequencia cardíaca deve ser monitorada é o principal caminho de segurança para qualquer treinamento.

existem atualmente diversos dispositivos que monitoram a Frequencia cardíaca, quer seja via Fita, ou pelos modernos pulsos de luz verde no pulso, todos eles lhe dão uma segurança no treino, pois mostram o efeito que o exércício tem no corpo.

Após o treino sua frequencia tem de cair entre 30 a 40 Bpm em até 1 min, caso isso não ocorra é sinal de que há um descondicionamento e que o exercício foi muito forçado.

se em até 2 min sua frequencia não baixar em 50 bpms , tome um certo cuidado nos treinos futuros pois pode ser que voce esteja em sobretreinamento ou mesmo com alguma condição de que não conheça., procure um médico a partir daí!

assim conhecer a Fc de treino diário lhe dá maiores garantias de cumprimento das tarefas de treinamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page